Chegamos a Stansted no domingo dia 28 de Setembro por volta do meio-dia. Dirigimo-nos então à estação de comboios e perguntamos por uma ligação a Loughborough. Confesso que foi complicado comunicar no primeiro dia no Reino Unido. Eles têm um sotaque muito característico, que nenhuma aula de inglês nos confere. Tive de escrever Loughborough num papel. Então conseguimos obter o bilhete de comboio.Uma vez no comboio pudemos ver que o Reino Unido investe muito na agricultura. Todos os campos estavam cultivados. Além disso também vimos algumas ovelhas, vacas e cavalos. Em Leicester, que os ingleses chamam "Laixst", trocamos de comboio para chagar a Loughborough. Foi quando começamos a reparar nos nomes que os estabelecimentos comerciais possuem: "The lemon tree house", "Green woods", "The orange tree". Também descobri que as bebidas quentes sejam capuccino, chá ou café (que nós portugueses podemos chamar "água com corante") são servidos como as bebidas no McDonnald's: pequeno, médio ou grande! Uma vez em Loughborough pudemos apreciar a arquitectura tão característica do país e a paisagem. Era uma cidade acolhedora, mas ao domingo não se vê ninguém nas ruas.
Na segunda-feira de manhã experimentamos o famoso "pequeno-almoço inglês": ovo, salsicha, bacon, feijão, tomate e uma torrada com manteiga. Para beber tínhamos sumo de laranja natural e podíamos optar entre chá ou café.
Depois iniciamos o TC, com uma apresentação do projecto e do programa Youth In Action. Fizemos alguns energizers para nos conhecermos melhor e criar um bom ambiente. Confesso que fiquei surpreendida com o grupo, pois do primeiro ao último dia sempre se deu muito bem. Nesse dia à noite decorreu a noite intercultural, em que os representantes de cada país traziam algumas coisas tradicionais: música, danças, comidas, bebidas, bandeiras e fotografias.
Foi uma noite muito animada.
Nos outros dias experimentamos os muffins, que são muito bons, e a comida típica inglesa. Eles comem muita fast food ou como eu lhe chamaria: junk food. Eles não perdem tempo com as refeições. Não ficam a conversar como nós: pedem, comem e vão embora. Quanto mais rápido melhor. Nesses dias o tempo livre foi pouco, mas bem aproveitado. Conhecemos a cidade, principalmente o centro. Todos andamos às compras, todos juntos ou em pequenos grupos, mas nunca sozinhos. Na terça à noite fomos a uma recepção com o presidente da câmara, que, ficamos a saber, é eleito anualmente. Depois disso fomos até um PUB. Por incrível que pareça, as 21h o PUB (discoteca) estava no auge da noite! Ou, por outras palavras: a "bombar".
Foi muito divertido, pois apesar de alguns não terem ido (estavam cansados), o grupo era bem grande. Alias, correu tão bem que nas noites seguintes voltamos a fazer o mesmo. O convívio entre os presentes era realmente agradável e enriquecedor em vários níveis (cultural, profissional e pessoal).
Na quarta, quinta e sexta-feira trabalhamos nos nossos grupos, que escolhemos consoante a nossa preferência. Eu estive no grupo da new media (internet) e adorei a experiencia, apesar de ser o grupo com menos elementos (éramos apenas 3). Entretanto também tivemos algumas sessões de formação: television, written media e new media. Na quinta-feira fomos visitar o jornal local, o ECHO, onde aprendemos como os jornais funcionam e que tipo de notícias eles mais procuram, assim como contactar com os jornais. Na quinta à tarde organizamos uma conferência de imprensa, que correu muito bem, sendo o ambiente agradável e descontraído.
Na sexta-feira à noite conseguimos permissão para ir até a uma igreja e ver uma celebração hindu de transição para o ano novo (que ocorre precisamente entre a última semana de Setembro e a primeira de Outubro). Foi algo que apreciei, tanto pela celebração em si, como pelo convívio, pois acolheram-nos com todo o conforto: convidaram-nos para participar e partilharam as iguarias que distribuem entre os presentes.
No fim, as 22h (lá isso é tardíssimo) fomos para um PUB. À Sexta-feira cobram a entrada. Nos outros dias não. Mas fomos, pois era noite de despedida já que a Moldávia ia embora no sábado. Por curiosidade, nos PUB's só podem entrar maiores de 21 anos e as 3h da manhã (alguns as 2h) fecham.
Por fim, no sábado de manhã tivemos umas horas livres para passear e ver o mercado local. Depois mostramos os resultados dos trabalhos de grupo e fizemos um balanço do TC, que foi bastante positivo. No domingo viemos embora, fazendo uma pequena paragem em Leicester e sentindo falta do sol português, pois estava a chover.
Para finalizar devo dizer que foi uma experiencia fantástica e que certamente a voltaria a repetir, mas gostava de poder dar lugar a outros, para que mais pessoas possam passar pela mesma experiência enriquecedora que eu.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário