sábado, 3 de novembro de 2007

Testemunho de participação - Tiago Mourão


A experiência de participar em projectos internacionais que envolvem diferentes associações europeias é, em todos os sentidos, única e fascinante, merecendo ser partilhada com todos.
Passar uns dias num ambiente completamente distinto daqueles que nos envolve na rotina diária, com pessoas vindas dos quatro cantos da Europa e que, apesar de nunca termos visto na vida, nos começam a ser familiares com o passar dos momentos, é algo que me marcou e que seguramente não irei esquecer.
Durante estes projectos temos a oportunidade de experienciar algo que, caso não saíssemos das nossas localidades, dificilmente conseguiríamos. A troca de ideias, a realização de trabalho em grupo, abordando temas de relevo para os jovens, e o poder partilhar métodos de trabalho num grupo onde reina a diversidade e a multiplicidade de culturas e nacionalidades enriquece-nos de forma surpreendente.

Participei em dois projectos e, cada um deles foi especial. Pelo que conheci, pelo que vivi nesses momentos, pelas pessoas com quem contactei, pelos temas abordados, pela troca cultural, pela oportunidade de comunicar em diferentes línguas e ultrapassar, muitas vezes com dificuldade e alguma originalidade as barreiras da linguagem… E depois, o poder dar o nosso contributo e deixar o nosso cunho pessoal num projecto global, que ultrapassa fronteiras e vai muito para além dos momentos vividos naquele local, transmite-nos um sentimento de realização enorme. Ainda, o facto de poder transmitir e divulgar a nossa associação, a nossa cidade, o nosso país, é algo que, acarretando alguma responsabilidade, nos permite desenvolver capacidades e competências importantes nos dias de hoje.

Aproveito para incentivar aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de participar num evento destes, que procurem informação, que recorram à Ágora Bracarense (http://www.agorabracarense.blogspot.com/) que certamente lhes facilitará toda a informação e proporcionará a possibilidade de viver algo que eu já vivi e não me importava nada de repetir…

Tiago Mourão - Ágora Bracarense (Braga, Portugal)

Sem comentários: